Atlas dos Conflitos

Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais do Estado do Rio de Janeiro

           O Estado do Rio de Janeiro, em que pese seu incomparável grau de urbanização em relação às demais unidades da federação brasileira, foi e continua sendo alvo de inúmeros conflitos fundiários rurais. Entretanto, esta realidade é pouco retratada na mídia e no próprio ensino de Geografia. Assim, propusemos em 2004, através deste projeto, dar continuidade ao trabalho de identificação e mapeamento dos conflitos pela terra rural no Rio de Janeiro, avançando na qualidade deste trabalho, considerando a relevância do tema para o ensino e a pesquisa em Geografia; como também a defasagem do último mapeamento oficial dos conflitos fundiários realizado no Estado do Rio de Janeiro, datado de 1990 (Atlas Fundiários do Rio de Janeiro); além da continuidade da luta pela terra rural no Rio e sua importância para a re-configuração sócio-espacial do Estado.
             Construído através da análise de dados apresentados anualmente pelo caderno da CPT, possibilita a construção de retratos da realidade rural do estado.
         Utilizando técnicas de geoprocessamento, contempla-se as formas de ocupação e resistência, as ações dos movimentos sociais.
           Juntamente com os mapas são elaborados textos explicativos que contextualizam a realidade da luta pela terra no Rio de Janeiro.

  • Trabalhos feitos:
         - ENGA 2018

         - Atlas 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário