Bibliotecas Populares

Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro


     O projeto de extensão Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é um dos eixos do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia Agrária – GeoAgrária e vem se desenvolvendo desde 2003 em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro. Originalmente o trabalho se concentrou em assentamentos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mas posteriormente se estendeu para assentamentos localizados no interior do estado.
           Com esta parceria, foram construídas coletivamente cartilhas e vídeos contando a história da luta pela terra, e organizadas bibliotecas populares em cada assentamento trabalhado, contribuindo para a preservação da memória, reafirmando a identidade dos trabalhadores rurais sem terra e a mobilização destes para continuar a sua luta pela democratização da sociedade.
Tanto as cartilhas, vídeos, quanto a organização das bibliotecas são feitas com a participação dos próprios assentados, com depoimentos sobre a história da ocupação e no caso da organização das bibliotecas, um assentado fica responsável pela preservação e uso do espaço até para que seja criada uma identidade com o trabalho desenvolvido.
            O trabalho consiste em construir materiais para que sejam utilizados pelos próprios assentados e para que estejam disponíveis nas escolas dos assentamentos. O resgate da memória feito a partir destes materiais é parte da reafirmação permanente da identidade dos trabalhadores. Por outro lado, contribui também para colocar o saber universitário a serviço destes trabalhadores, de forma coerente com o papel social que a Universidade deve desempenhar. Ademais, o contato que os estudantes de graduação mantêm com os trabalhadores rurais sem terra nas visitas periódicas aos acampamentos e assentamentos representa para estes estudantes um aprendizado fundamental para sua formação como cidadãos e educadores.
  • Publicações:
Vivência do Grupo de Pesquisa no Assenamento de Serra Queimada

  • Vídeos:
Assentamento Roseli Nunes (Barra do Piraí)

Assentamento Campo Alegre (Nova Iguaçu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário