Sobre o GeoAgrária

Integrado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo - FFP/UERJ


           O GeoAgrária (Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia Agrária) é um grupo voltado pra o desenvolvimento de estudos, pesquisas e atividades de extensão nas áreas de reforma agrária, conflitos fundiários no campo, Educação do Campo, ensino de geografia agrária e construção de bibliotecas populares em áreas de assentamento de Reforma Agrária. São articulados uma série de projetos de pesquisa e extensão na UERJ, em parceria com outras universidades e movimentos sociais, em especial o Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO-UFF), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

     Atualmente existem cinco projetos em andamento, que têm seus objetivos e áreas de atuação delimitados anualmente. São eles: 

  • Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais do estado do Rio de Janeiro;
  • Bibliotecas Populares em acampamentos e assentamentos rurais do estado do Rio de Janeiro;
  • Educação do Campo;
  • Novas Metodologias para o ensino de Geografia Agrária;
  • Memórias das Lutas pela terra no Rio de Janeiro.
       
        Cada projeto trabalha mais detalhadamente uma vertente dos processos enfrentados no campo brasileiro e no estado do Rio de Janeiro. Neste Blog buscamos disponibilizar os materiais produzidos desde 2003 até os dias atuais, como mapas, textos, pesquisas, fotos, além de publicações e materiais que tenham como tema: Geografia Agrária, Movimentos Sociais do Campo, Ensino de Geografia, entre outros.
Os integrantes reúnem-se mensalmente para discutir o andamento dos projetos e realizar seminários temáticos, voltados para o debate de temas relacionados aos trabalhos desenvolvidos e aos interesses dos integrantes do grupo, a partir de leituras previamente definidas (os temas debatidos são definidos a partir das demandas/propostas pelos integrantes do grupo). Além disso há reuniões semanais de cada projeto.
            O GeoAgrária é composto por estudantes de graduação e pós-graduação da FFP-UERJ, professores das redes pública e privada de educação básica e professores do Departamento de Geografia/DGeo da FFP-UERJ. O grupo é coordenado pelo professor do DGeo-FFP-UERJ, Prof. Dr. Paulo Alentejano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário