Educação do Campo

     O projeto de Estágio Interno Complementar “Educação do Campo” integra as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia Agrária (GeoAgrária). A Educação do Campo apresenta-se como um contraponto à educação rural e caracteriza-se como uma educação comprometida em confrontar o projeto de sociedade capitalista, o projeto de campo do capital (representado pelo agronegócio) e a política educacional neoliberal, ajudando a construir uma sociedade, um campo e uma educação mais justa e igualitária, que permita o acesso dos camponeses à educação pública, gratuita e de qualidade no campo em que vivem.
        O objetivo do projeto é oferecer aos alunos da Faculdade de Formação de Professores um conhecimento teórico e prático a respeito da realidade educacional das áreas rurais, possibilitando uma formação mais ampla, que lhes prepare para atuar de forma mais consciente em escolas rurais pois um dos problemas que acometem essas escolas é o despreparo de professores em lidar com uma realidade pouco conhecida de quem é oriundo de áreas urbanas.
         A Educação do Campo é fruto de reivindicações dos movimentos sociais do campo, sendo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra o principal articulador e pioneiro nas práticas educacionais no campo e na formação docente nas áreas de ocupação e assentamentos. Ao longo de sua existência, a Educação do Campo tem enfrentado diversos desafios e um dos principais tem sido o processo de fechamento de escolas rurais que vem se agravando nos últimos anos.
        Atualmente, a atividade que está sendo desenvolvida no projeto, é uma análise do quantitativo de escolas rurais fechadas no Brasil, investigando as possíveis razões que estão levando ao fechamento dessas escolas. Para a realização dessa pesquisa, estão sendo utilizados os Microdados do Censo Escolar (Disponibilizados pelo INEP) dos anos de 2007 a 2017.
          No período passado, foram analisados os fechamentos de escolas rurais no estado do Rio de Janeiro e no município de Cachoeiras de Macacu. Só no estado do Rio de Janeiro, foram fechadas 295 escolas rurais no período e esse processo está relacionado ao avanço do processo de urbanização. Já no município de Cachoeiras de Macacu havia 31 escolas rurais em 2007 e em 2017 restaram apenas 16 e o fechamento de escolas rurais está relacionado com o projeto de construção da Barragem do Rio Guapiaçu.
         No Brasil foram fechadas cerca de 80.000 escolas rurais entre os anos de 1997 e 2018 (conforme dados do INEP), um número significativo que indica que a política educacional brasileira está promovendo uma expressiva desativação de escolas rurais, desrespeitando legislações e o direito fundamental de qualquer cidadão à educação. Fechar uma escola no campo e retirar da população camponesa o direito de estudar é um crime que precisa ser pesquisado e denunciado.

Integrantes do Grupo: Denilson Inácio, Ingrid Linhares, Roberta Lines, Tássia Cordeiro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário