No dia 08/05/2024, segundo dia da XI JURA da FFP, foram realizadas as seguintes atividades:
- Mesa redonda com o tema "Experiências educacionais do MST", com a participação da Paula França (Projeto "Sim, eu posso") e de Pedro Reis (Setor de Educação do MST/RJ). A mesa contou com a mediação do professor Igor Carvalho (LEC-UFRRJ).
- Filme-Debate sobre o Documentário "Antes do Prato", produzido pelo Greenpeace. A roda de conversa foi mediada pelo professor do departamento de Geografia da FFP, Eduardo Tomazine. O documentário relata algumas experiências agroecológicas realizadas em diferentes regiões do Brasil, reforçando a importância da agricultura familiar de base agroecológica como proposta para um outro modo de produção e de vida, ambiental e socialmente justo.
Roda de Conversa sobre o Projeto "Sim, eu posso", de alfabetização de jovens e adultos em Maricá, com a participação de educadores e coordenadores do Projeto "Sim, eu posso". A roda de conversa foi mediada pelo discente Lucas Siqueira, da graduação em Geografia da FFP. Foi uma roda de conversa incrível em que os participantes puderam tirar muitas dúvidas e saber mais detalhes sobre o método utilizado pelo projeto, que já alfabetizou mais de 1000 pessoas em Maricá.
- Atividade cultural com a apresentação do grupo Poético-Político "Gambiarra Profana" antes da mesa de encerramento.
- A última atividade do segundo dia de evento foi a Mesa de Encerramento com o tema "O MST e as Lutas Sociais no Brasil atual", que teve início às 18h, e contou com a presença da professora Jaqueline Botelho (Serviço Social/UFF) e de Lurdinha Lopes (importante liderança do Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM). A mesa foi mediada pelo professor Luis Henrique Ribeiro, do departamento de Geografia da FFP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário