No dia 09/05/2024, último dia do XI JURA da FFP, foi realizado um trabalho de campo no município de Maricá com os seguintes atividades:
- Pela manhã, realizamos uma visita à Fazenda Pública Joaquín Piñero, que fica localizada no bairro Espraiado, em Maricá-RJ. A Fazenda conta com uma área de 200 hectares, possui variados sistemas agroecológicos e produz alimentos que são distribuídos para diversas instituições de interesse social no município. A Fazenda Pública Joaquín Piñero é a maior área destinada à plantação da agricultura familiar no município e é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).
- Pela tarde, visitamos a sede do Projeto "Sim, eu posso". O "Sim, eu posso" é um projeto de alfabetização de jovens e adultos, cujo método foi criado em Cuba e que, em Maricá, é articulado pelo MST em cooperação com a Secretaria de Economia Solidária e o ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Maricá). O projeto já alfabetizou mais de mil pessoas em Maricá e vem se mostrando bastante efetivo. Os participantes da XI JURA da FFP puderam conhecer melhor o projeto e tirar suas dúvidas com educadores e coordenadores que atuam no projeto nos quatro distritos de Maricá.
- A última atividade do trabalho de campo da XI JURA da FFP, foi a visita à Praça Agroecológica de Araçatiba, também em Maricá. A praça conta com cerca de 36 canteiros, em que foram plantadas em torno de 60 espécies. A praça possui duas composteiras: baias de compostagem em alvenaria e uma composteira rotativa. Na praça também são realizadas oficinas de agroecologia, coordenadas por técnicos agrícolas. Com essa atividade, encerramos o trabalho de campo.
Até a próxima Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) da FFP. Viva a Reforma Agrária Popular!!!

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário