No dia 09/05/2024, último dia do XI JURA da FFP, foi realizado um trabalho de campo no município de Maricá com os seguintes atividades:
- Pela manhã, realizamos uma visita à Fazenda Pública Joaquín Piñero, que fica localizada no bairro Espraiado, em Maricá-RJ. A Fazenda conta com uma área de 200 hectares, possui variados sistemas agroecológicos e produz alimentos que são distribuídos para diversas instituições de interesse social no município. A Fazenda Pública Joaquín Piñero é a maior área destinada à plantação da agricultura familiar no município e é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).
- Pela tarde, visitamos a sede do Projeto "Sim, eu posso". O "Sim, eu posso" é um projeto de alfabetização de jovens e adultos, cujo método foi criado em Cuba e que, em Maricá, é articulado pelo MST em cooperação com a Secretaria de Economia Solidária e o ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Maricá). O projeto já alfabetizou mais de mil pessoas em Maricá e vem se mostrando bastante efetivo. Os participantes da XI JURA da FFP puderam conhecer melhor o projeto e tirar suas dúvidas com educadores e coordenadores que atuam no projeto nos quatro distritos de Maricá.
- A última atividade do trabalho de campo da XI JURA da FFP, foi a visita à Praça Agroecológica de Araçatiba, também em Maricá. A praça conta com cerca de 36 canteiros, em que foram plantadas em torno de 60 espécies. A praça possui duas composteiras: baias de compostagem em alvenaria e uma composteira rotativa. Na praça também são realizadas oficinas de agroecologia, coordenadas por técnicos agrícolas. Com essa atividade, encerramos o trabalho de campo.
Até a próxima Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) da FFP. Viva a Reforma Agrária Popular!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário